Aurora Boreal na Noruega
Olá Viajantes!!!
Quando estive na Islândia, pude presenciar um dos fenômenos mais belos da natureza, e por esse motivo, eu quis novamente testemunhar essa maravilha, mas em outro país. Combinei com uma amiga que também queria muito ir à Noruega e lá fomos nós. Porém, cometemos um grande erro para quem vai viajar, não pesquisamos nada antes da viagem.
Nosso destino era Olso, mas já na imigração fomos informados que em Olso não conseguiríamos ver a Aurora Boreal e que teríamos que viajar 1700km até Tromso.
Vocês podem imaginar o que aconteceu, não é?
Assim começou nossa viagem…
Noruega e seus encantos
A Noruega, oficialmente Reino da Noruega, com a capital em Oslo, é um país nórdico da Europa que se destaca além do petróleo, da pesca e da área marítma. Atualmente vem ganhando a atenção também, pela arte, sustentabilidade, inovação urbana e empreendedorismo.
A Noruega é um país lindo, muito mais do que imaginávamos, com excelente qualidade de vida, ruas charmosas e limpas e com uma variedade de coisas diferentes para se fazer, mas fique atento, pois tudo lá é muito caro.
Roteiro de Viagem
Como Chegar?
Não há voos diretos entre Brasil e Noruega, por isso é necessário fazer conexões através de Madri, Londres, Roma e Frankfurt que oferecem vôos para Bergen e Oslo.
Há também os ferries que saem da Suécia e da Dinamarca.
Brasileiros não precisam de visto, mas fique atento se o país que você fará conexão precisa ou não.
Idioma
O idioma oficial é o norueguês, mas o inglês é amplamente difundido.
Moeda Local
A moeda oficial é a coroa norueguesa.
Meios de Transporte
O sistema de transporte público da Noruega funciona muito bem. É possível se locomover com ônibus, metrô, trem e barco expresso, mas o metrô funciona apenas em Oslo, pois é a única cidade que possui esse meio de transporte.
Fiquem atentos aos horários, pois costumam ser pontuais.
Avião: ótima opção para quem quer ir de Oslo a Tromso, por exemplo, onde a distância é considerável.
Trem: é o meio mais comum para se viajar por esse país, além de serem confortáveis.
Carro: não é o jeito mais econômico de se viajar, apesar das estradas serem boas e seguras. No inverno, principalmente, evite alugar um carro, pois será bem complicado de viajar. Os carros precisarão ter pneus para neve ou correntes e muitas estradas poder ser bloqueadas por causa da neve.
Ônibus: mais baratos que o trem, é uma boa opção para a locomoção. Quem ficar por até 21 dias, é possível comprar o passe com uso ilimitado dentro desse período.
Barco: é usado principalmente para as visitas aos fiordes.
Hospedagem
Em Oslo
Passamos a primeira noite no Hotel Verdandi Oslo. Ele é bem aconchegante e possui ótimas instalações, além de ficar no centro de Oslo.
É possível fazer tudo a pé, por conta da sua ótima localização.
Os funcionários são prestativos, o café da manhã é excelente e há vários restaurantes ao redor.
Foi uma ótima escolha, porém apesar de ter reservado os 5 dias, ficamos apenas a primeira e última noite, pois logo na manhã seguintes pegamos um vôo para Tromsø.
Em Tromsø
Escolhemos de última hora o Enter Viking Tromsø e mesmo com toda correria foi uma boa escolha. É um hotel simples que mistura conforto, preços acessíveis e boa localização.
Restaurantes
A carne de rena é muito comum no cardápio norueguês, além de muitos peixes como a truta e o salmão.
Há também cervejarias bem gostosas, mas vá preparado pois é um país caro.
E é bom saber que os bares “bombam” depois da meia noite.
Em Oslo
Olivia Aker Brigge
É uma ótima opção para quem quer saborear um delicioso prato italiano com massas bem preparadas. Possui um ambiente agradável, moderno e preço normal para os padrões noruegueses.
Em Tromsø
Egon Restaurant
Adoramos esse restaurante. Com um ambiente diferenciado e várias opções de pratos, o Egon é um restaurante aconchegante, com comida típica e internacional. Um lugar típico escandinavo.
O’Learys Tromsø Sentrum
É um Sport Bar bem agradável. Ideal para um happy hour e assistir jogos com os amigos. Tem um atmosfera deliciosa, assim como a comida.
Café Sann
Local descontraído e acolhedor. Ótimo para tomar um café com bolo ou até uma sopa.
Melhor época para ir
Isso vai depender do que você deseja conhecer. Aurora Boreal? Sol da Meia Noite? Trilhas? Esquiar? Fiordes?
Uma coisa é certa, durante o ano todo há coisas para ver e fazer por toda Noruega.
No nosso caso, optamos por conhecer a Aurora Boreal e por isso tivemos que ir até a charmosa e gelada Tromsø.
O que fazer?
Oslo
Fica ao sul do país e é a porta de entrada da Noruega. Com muita área verde, ganhou o nome de Capital Verde da Europa.
Abaixo alguns dos lugares para se visitar:
- Catedral de Oslo (Domkirke) – fica no centro histórico e a entrada é gratuita. Ao redor há vários restaurantes e lojas de artesanato.
- Stortinget– Parlamento Norueguês – localizado perto da catedral.
- Aker Brygge – bairro bonito e moderno. Cheio de restaurantes, shopping, bares próximo aos principais pontos turísticos. Na marina pudemos ver um lindo show de luzes.
- Operahuset de Oslo – Ópera Nacional – fica as margens dos fiordes de Oslo e tem uma incrível vista em dias ensolarados e no pôr do Sol.
Tromsø
É um lugar mágico, caracterizado por vários fenômenos da natureza.
Durante os meses de inverno ocorre o famoso polar night (noite polar), que é quando a noite dura mais de 24 horas.
Já nos meses de verão ocorre o midnight sun (Sol da meia noite), o qual o Sol permanece acima do horizonte por um longo período.
No inverno também podemos presenciar a fantástica aurora boreal.
Tromsø é uma cidadezinha bem pequena e universitária, pois é lá que fica a Universidade de Tromsø, por isso há uma grande concentração de estudantes, além de ser turísticas por causa da aurora boreal e dos fiordes.
Abaixo algumas das muitas coisas que podemos fazer por lá:
- Observação de orcas e baleias nos fiordes: no inverno as orcas percorrem os fiordes em busca de peixes abundantes. Estima-se que no mar da Noruega tenha por volta de 3000 baleias. A linda paisagem dos fiordes junto as incríveis baleias e orcas é uma vista de tirar o fôlego.
- Fiordes norueguês: são com certeza uma das paisagens naturais mais lindas do mundo. Há mais de 1000 fiordes na Noruega e em Tromsø não poderia faltar. Os fiordes são enormes vales cercados por montanhas rochosas, uma paisagem muito diferente das do Brasil que vale muito a pena conhecer.
- Alimentando Renas: Há tribos de Vikings remanescentes que criam renas em suas fazendas, as quais são abertas ao público para alimentá-las. Eles normalmente pegam as renas que estão prenhas, cuidam delas e as alimentam até terem seus bebês e depois as soltam. Isso porque o número de presas como lobos e raposas começaram a aumentar e o número de renas começaram a cair.
- Aurora Boreal – são um espetáculo à parte. É preciso se afastar um pouco da cidade e de suas luzes artificiais, além de outros fatores como: precisa estar tudo escuro, não pode estar nublado ou nevando, senão não tem como ver.
O tour de 6 horas incluindo ônibus com wi-fi, lanche e fotógrafo (é fundamental ter um profissional para registrar esse momento, pois com o celular é impossível) custou $121.00.
Sobre o que vimos não tem como descrever com palavras e nem mesmo com fotografia, pois é algo realmente mágico e único. Mesmo com um frio intenso, é um dos prazeres que deve constar na lista de quem vai à Noruega. Imperdível!
Curiosidades
*Um dos impostos mais altos do mundo – tudo lá é muito caro, porém tudo funciona, pois os impostos são revertidos para o que é necessário.
*Os transpostes públicos não exigem bilhetes – a pessoa tem a consciência de que é preciso pagar para que continue funcionando bem. E de tempos em tempos ocorre a fiscalização, a qual se você for pego sem o bilhete, precisa pagar uma multa.
* O maior túnel rodoviáriodo mundo – conecta Lᴂrdal e Aurland há uma distância de 21,51 Km, tendo muitas luzes, que ajudam os motoristas a não ficarem entediados.
* Qualidade de vida – analisando a educação, renda per capita e expectativa de vida, a Noruega obtém o título de melhor país do mundo para se viver. Além disso a desigualdade entre homens e mulheres é quase inexistente, porém os homens não são cavalheiros ou gentis a ponto de pagar uma bebida ou um jantar, uma vez que tem o mesmo salário que as mulheres e as coisas são muito caras.
*40% das vagas de trabalho precisam ser destinadas as mulheres – além disso a licença maternidade é de nove meses e a lei obriga que o pai também tire 10 semanas para ficar com o bebê.
*O cidadão norueguês tem tudo bancado pelo governo – do nascimento ao fim da vida.
Enfim, ir a Noruega é se deparar com um lugar cheio de encantos, onde tudo funciona, onde há confiança, respeito porque a educação e a qualidade de vida é uma das melhores do mundo. Um verdadeiro país de primeiro mundo, que além disso tudo, ainda possui maravilhas naturais. Não canso de dizer que esse país é mágico e que apesar do frio, eu amei conhecer
…até a próxima.
Texto: Mario Silva
Colaboração: Thaís Mathias Katayama Guardalini