EMIRADOS ÁRABES – DUBAI & ABU DHABI
Olá viajantes!
Sempre que possível eu gosto de comemorar o meu aniversário fazendo aquilo que eu mais amo na minha vida…..viajando!!!!
Portanto, em janeiro de 2018 decidi realizar um sonho antigo: conhecer um pouco os Emirados Árabes! Foi realmente uma experiência incrível visitar Dubai e Abu Dhabi. São cidades lindas que chamam a atenção do mundo pela riqueza, conquistada com extração do petróleo e pelo fato das cidades terem sido construídas no meio do deserto.
Vamos embarcar comigo em mais essa aventura?
Um Pouco de História
Os Emirados Árabes Unidos é um país formado por 7 emirados e está localizado na costa do Golfo Pérsico.
São 7 emirados, porém os mais conhecidos são Abu Dhabi e Dubai.
Cada emirado possui seu próprio governo local com leis e modo de governar diferentes.
- Abu Dhabi é a capital do país e maior em termos territoriais. Tem também mais petróleo e é mais rica que Dubai.
- Dubai, é a capital mais populosa e mais conhecida mundialmente por ser muito desenvolvida. Tem edifícios enormes, construções futuristas que encanta e surpreende a todos. Recebe turistas de todas as partes do mundo, por este motivo, a influencia ocidental é maior
É importante ficar atento quando visitamos estes lugares, uma vez que muitas regras de comportamento que são normais para nós não se aplicam nestas cidades
A distância que separa as duas cidades é de apenas 1h30min de carro.
Por Que Visitar os Emirados Árabes?
Na minha opinião é sempre interessante visitar lugares onde você pode, além de se divertir, aprender sobre outras culturas e costumes local.
Portanto, conhecer Dubai e Abu Dhabi é um mergulho em uma outra realidade, onde a exuberância, o luxo, a modernidade audaciosa da arquitetura nos deixam boquiabertos.
Ao mesmo tempo, nos deparamos com algumas regras enraizadas na herança das tábuas do islã, que são bem diferentes dos nossos padrões de comportamento. Sendo assim, é um grande aprendizado.
É interessante ver de perto um lugar onde construíram, em pleno deserto, praias e até estação de esqui! Isso sem esquecer de mencionar os prédios gigantes, luxuosos com decoração de ouro.
Como Chegar nos Emirados Árabes?
Eu fui de Nova Iorque para Dubai com a Companhia Aérea Emirates, que conta com um excelente serviço de bordo.
Partindo do Brasil há voos diretos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Dubai tem dois aeroportos internacionais.
Ao chegar no aeroporto você já se impressiona com a beleza, sofisticação e infraestrutura do lugar.
O que é necessário para entrar em Dubai?
Não é necessário visto, e o passaporte deve ter validade de no mínimo 6 meses.
É preciso apresentar passagem de saída dos Emirados Árabes Unidos, na entrevista com os agentes migratórios. A falta de bilhete de retorno pode impedir a entrada no país
Não é exigida nenhuma vacina específica para entrada em território emirático. A partir de agora é necessário apresentar teste PCR negativo para Covid-19.
Lembrando que alguns medicamentos permitidos no Brasil podem ser proibidos no país (como remédios para tosse com codeína, por exemplo).
Moeda e Idioma Local
A moeda é o dirham dos Emigrados Árabes Unidos.
O idioma oficial é o árabe, mas muitas pessoas também falam inglês.
Meio de Transporte
Apesar do transporte público ser de excelente qualidade (pra se ter idéia tem até ponto de ônibus com ar condicionado) o ideal é alugar um carro. Assim você poderá conhecer todas as atrações mais distantes.
Outra opção são os ônibus do tipo hop-on hop-off, pois eles fazem várias paradas na cidade e oferecem uma visão geral da cidade.
Tudo vai depender do seu tempo disponível e da sua vontade para dirigir.
Hospedagem
Eu me hospedei em 02 hoteis:
Waldorf Astoria Dubai Palm – hotel 5 estrelas localizado na The Palm Jumeirah em frente o mar. Os quartos são amplos e o serviço de excelente qualidade.
Tenho que destacar a maravilhosa surpresa que fizeram para o meu aniversário. Ao chegar no quarto me deparei coma cama decorada com petalas de rosas, escrito “Happy Birthday”, bilhete e outros mimos. Fiquei muito feliz.
Todos os funcionários são atenciosos e cordiais.
Taj Dubai – um hotel 5 estrelas, de luxo, com localização privilegiada, em uma das melhores regiões da cidade, com a espetacular vista do Burj Khalifa, o maior prédio do mundo.
O atentimento também é de excelente qualidade, como era esperado.
Melhor Época para Ir
A melhor época para visitar Dubai é de novembro a abril.
Entre os meses de junho a setembro o calor é intenso e as atrações ao ar livre ficam comprometidas.
O que Fazer
Passeio no deserto – Dubai
A minha experiência fazendo um safári pelas dunas no deserto de Dubai foi realmente inesquecível. Nenhum turista pode deixar de fazer esse passeio, uma vez que não é todo dia que temos a chance de estar em um deserto não é mesmo?
A oportunidade de ter contato e andar em cima de um camelo é uma experiência fantástica!
Burj Khalifa – Dubai
Um dos pontos mais visitados deDubai, o Burj Khalifa é o prédio mais alto do mundo com 828 m de altura. Ele é simplesmente magnífico e pode ser visualizado de todos os ângulos da cidade.
É imperdível visitar o Deck de Observação chamado “At The Top”, localizado no 124º andar. A vista é um espetáculo e você poderá tirar fotos maravilhosas. Do alto, é possível ver o Golfo Pérsico, o deserto e toda a cidade.
A subida de elevador é muita rápida, menos de 2 minutos
Dica: Comprando o ticket de entrada online com antecedência você pagará mais barato. Tente ir no final da tarde para ter a experiência inesquecível de ver o por do sol do topo do Burj Khalifa.
The Dubai Fountain
Próximo ao Burj Khalifa há um lago artificial onde ocorre diariamente o show das Fontes de Dubai, o maior show de águas dançantes do mundo. O show das águas dançantes é simplesmente imperdível!!!
Bastakiya – Dubai
É o bairro histórico mais antigo de Dubai, está localizado no sul de Dubai Creek que é um canal que corta o centro histórico da cidade. As casas antigas foram reformadas e hoje recebem turistas para conhecer como era a região no passado.
Gold Souk – Dubai
Localizado em Deira, parte antiga da cidade. Neste lugar você terá a oportunidade ter um contato mais real com a cultura árabe e de ver peças de ouro de todos os tipos e muitas especiarias. As vitrines das lojas atraem os olhares pelo brilho dourado e pela extravagância de suas peças. É um “mercado do ouro”.
Aproveite para observar as vestimentas tradicionais dos homens e das mulheres. Eles de branco, elas de preto.
Marina – Dubai
Vale a pena passear pela orla onde é possível encontrar muitas lojas e restaurantes. Há um shopping na região chamado Dubai Marina Mall. Tudo é lindo e grandioso.
Na orla você terá oportunidade de ver um belo cenário formado por dezenas de prédios estilosos que representa bem toda a modernidade da cidade.
The Palm – Jumeirah – Dubai
Palm Jumeirah é a maior ilha artificial do mundo, tem formato de palmeira e é cercada por um quebra-mar. Na ilha é possível encontrar condomínios de luxo, grandes edifícios, shoppings e hoteis 5 estrelas, dentre eles o Waldorf Astoria Dubai Palm e o Atlantis, The Palm, o maior resort de Dubai
Hotel Burj Al Arab – Dubai
Este é o famoso prédio que tem arquitetura em formato de uma vela de barco. É um hotel 7 estrelas e foi construído sobre uma ilha artificial.
É o principal cartão postal de Dubai.
Você não pode deixar de tirar uma bela foto com esse maravilhoso hotel ao fundo.
O legal é que é possível conhecer esse famoso hotel por dentro. Você pode fazer uma reserva para o chá da tarde no SkyView Bar no 27º andar, que tem uma vista panorâmica espetacular.
O Grand Mosque- Abu Dhabi
Esta é a maior mesquita dos Emirados Árabes. É a principal atração de Abu Dhabi, pois é absolutamente deslumbrante, além de ter visitação gratuita e ser aberta a estrangeiros, o que é bem raro nos países muçulmanos.
A beleza da construção e a riqueza de detalhes, nas paredes, no chão, no teto, sem falar na cor branca que dá uma sensação de paz, completam o visual.
Vale muito a pena conhecer.
Dicas: Fique atento a alguns detalhes para manter o respeito aos costumes local.
Mulheres não devem se esquecer de levar um lenço para cobrir o cabelo e o pescoço! Na entrada é necessário tirar os sapatos.
Praia em Abu Dhabi
Para ver uma Abu Dhabi jovem e curtir a praia, experimente caminhar pela Corniche Road. A via, com 8 km de extensão, está em uma das áreas mais modernas de Abu Dhabi e você encontra restaurantes, cafés e áreas de lazer, além de ser um dos melhores pontos para hospedagem na cidade Na praia existem áreas destinadas a famílias, pessoas sozinhas e uma praia pública, com acesso permitido a todos.
Culinária & Bebiba Típica
Culinária:
A culinária de Dubai é basicamente composta de peixe, carne e arroz, com pratos doces no café da manhã. O café árabe e as tâmaras não podem faltar
Bebida típica:
A bebida típica é o jallab, uma mistura de tâmaras, melaço de uva, água de rosas Nos rituais típicos para servir o jallab, adiciona-se gelo quebrado, nozes, snaubar e uvas-passas à bebida.
Curiosidades:
- Bebida alcoolica não é vendida em supermercado além de ser bem caro em restaurantes.
- No Metrô tem vagão separado para mulheres e crianças.
- Os taxis cor rosa são somente utilizados por mulheres.
- Tem uma pista de esqui, com neve artificial dentro de um shopping.
- O esporte mais popular de Dubai e corrida de camelos.
- O maior anel de ouro do mundo está em Dubai, tem 21 quilates, pesa aproximadamente 60kg e é decorado com 5kg de pedras Swarovski
- Para saber se a pessoa é rica, é só observar a placa do carro, quanto menos números tiver a placa, mais rica a pessoa é. Ex.: se o carro tiver 5 numeros a pessoa não é tão rica, mas se tiver somente 1 número a pessoa é bilionária!
- Quando você está na Estrada entre Dubai e Abu Dhabi a cor do asfalto muda entre uma cidade e outra.
- Voltagem: 220V
- Tipo de tomada: 3 pinos no padrão britânico, com 2 pinos paralelos retos e um terceiro redondo, formando um triângulo equilátero. Leve seu adaptador.
- OBS.: É comum nos hotéis encontrar tomadas de vários formatos para aparelhos eletrônicos, entre elas a tomada USB.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conhecer os Emirados Árabes é uma experiência inesquecível. Você terá oportunidade de conhecer uma cultura muito diferente da nossa e irá se surpreender em pensar como uma cidade tão moderna no passado era somente ocupado por areia.
É realmente fascinante ver como a tecnologia aliada ao poder financeiro transforma a região a cada dia que passa.
Assim como em todas as viagens que realizo, aprendi muito e com certeza pretendo voltar novamente.