Explorando Montreal!!!
Olá viajantes!
Mais uma vez quero compartilhar com vocês uma viagem incrível!
Dessa vez o destino escolhido foi MONTREAL uma cidade intensa, linda, segura, com uma grande diversidade cultural. Um lugar onde você encontrará várias opções de entretenimento com uma população local gentil e acolhedora.
Vamos comigo conhecer um pouquinho de história.
O Canadá é o 2º maior país do mundo e é dividido em 13 províncias. Uma dessas províncias é Quebec onde está localizado Montreal, 2ª maior cidade do país depois de Toronto.
Moeda e idioma local
A moeda local é o Dolar Canadense, lembrando que é diferente do Dolar Americano. O Francês é o idioma oficial de Quebec, mas a maioria da população fala inglês também.
Dicas de programação
Cidade subterrânea
O inverno no Canada é muito rigoroso e a temperatura pode chegar a -20 graus, por isso foi construída uma “cidades subterrânea”, para que no inverno as pessoas pudessem circular sem problemas.
Nos locais onde você encontrar o símbolo “RÉSO” (que significa rede) são as entradas para a cidade subterrânea.
São mais de 32 quilômetros de corredores amplos para acomodar todo tipo de estabelecimentos, como lojas, bancos, hotéis, escritórios, restaurantes, galerias, museus e até universidades. Além disso, abriga-se sete estações de metrô, duas de trem e um terminal regional de ônibus.
Durante o inverno, mais de 500.000 pessoas passam pelo subsolo de Montreal todos os dias, que pode ser acessado por mais de 120 pontos externos.
É simplesmente demais!!!
Mont-Royal
O Parque Mont-Royal é local muito visitado pelos turistas que visitam anualmente Montreal. É um parque muito bonito, onde é possível ter uma vista incríveil da cidade.
Outro ponto interessante é que o nome do parque vem do nome da cidade de Montreal, que pode ser traduzido para o português como Monte Real.
É o ponto mais alto da cidade, é possível chegar no topo de bicicleta, de carro ou à pe (em torno de 200 metros) subindo escadas no meio das arvores. A vista lá do alto é linda.
Segue abaixo algumas das atrações do parque:
- Beaver Lake: lago artificial
- Smith House: casinha construída em 1858
- Kondiaronk Belvedere: mirante com vista panorâmica da cidade
- Mount Royal Cross: cruz com 30 metros de altura (quase do tamanho do Cristo Redentor)
É um lindo lugar para tirar belas fotos, em qualquer estação do ano.
Obrigado @angelafotografa por registrar este momento de forma tão especial!
Basílica de Notre-Dame
A Basílica Notre-Dame de Montreal é uma das construções mais incríveis da cidade e não deve ficar de fora do seu roteiro. Não é preciso ser religioso para apreciá-la.
A basílica é bem grande e tem uma arquitetura realmente muito bonita, mas é o seu altar que tira o fôlego dos visitantes; nesse espaço, o destaque fica por conta da madeira do altar esculpida e pintada em azul e dourado.
A basílica tem um dos maiores sinos da América do Norte e um órgão enorme, visitando o local no horário de uma missa, você poderá ter o prazer de ouvi-los. Há também uma capela atrás do altar principal da basílica onde são realizados diversos casamentos.
Rue Sainte Catherine
Com aproximadamente 15 km de extensão, a Sainte Catherine é uma das maiores ruas da cidade de Montreal, considerada o principal centro comercial da região central, reúne lojas de eletrônicos, roupas de grifes, restaurantes e bares, além de locais para festas e casas noturnas para você curtir a noite.
Vieux Port Montreal
Conhecido como Vieux Port ou Old Port, o porto às margens do Rio São Lourenço é um dos principais pontos turísticos da cidade, especialmente para aqueles que curtem belas vistas e atividades ao ar livre, feiras e artes de rua. Sem falar no por do sol, que é incrível.
Old Montreal
Como o nome sugere, é o bairro mais antigo de Montreal, onde a cidade realmente teve início. Além de concentrar as charmosas construções (as mais antigas da cidade), há ainda lojas, bares, restaurantes espalhados pelas ruas de paralelepípedo e também conta com diversos pontos turísticos nas proximidades!
Onde ficar?
Eu me hospedei no excelente Hotel Fairmont Queen Elizabeth @fairmontqueene, que além de ser um hotel super confortável fica em uma das regiões mais privilegiadas de Montreal, perto de vários restaurantes e bares.
O hotel também conta com um ótimo restaurante @roselysmtl que oferece um cardápio variado e saboroso.
Não posso deixar de mencionar que atendimento de toda a equipe do hotel é impecável.
Bagel de Montreal
Visitando Montreal, não deixe de experimentar o famoso bagel fabricado no Fairmount Bagel @fairmountbagel, um local muito visitado por turistas de todo o mundo.
A história do lugar começa em 1919, quando Isadore Shlafman chegou ao Canadá e abriu a primeira padaria de bagel da cidade. Foi aqui que os moradores de Montreal experimentaram pela primeira vez o bagel, enrolado à mão e assado no forno a lenha. Desde então @fairmountbagel se tornou famosa pelos saborosos bagels.
Eu já comi bagel em New York diversas vezes e decidi experimentar o bagel de Montreal e tirar minhas conclusões sobre qual seria o melhor. Sem dúvidas nenhuma foi o melhor bagel que eu já comi. Eles são macios e super saborosos, o difícil é comer um só.
Quando ir
Para aqueles que ama o frio, Montreal é o destino perfeito já que na realidade grande parte do ano em Montreal e inverno, as médias de temperatura são negativas, por isso o verão na minha opinião é a melhor época para ir. Mas cada estação tem sua beleza e proporciona uma experiência diferente, basta escolher aquela que mais agrada a você
Considerações finais
Amigos viajantes, concluo mais essa viagem com a certeza de que a cada destino me torno uma pessoa melhor, e isso é muito gratificante!
Como sempre, me diverti, aprendi e vou carregar os valores adquiridos. Este é um dos motivos que me incentivam a continuar “pelo mundo”….. conhecendo novas pessoas e culturas.
Até a próxima viagem!