ME AVENTURANDO POR MOSCOU E SOCHI NA RÚSSIA

AVENTURA Em MOSCOU E SOCHI NA RUSSIA

Conhecer lugares e culturas diferentes sempre me fascinou, pois possibilita vivenciar experiências novas, apreciar lugares fantásticos, encontrar novas pessoas e crescer em todos os sentidos. Este é um dos motivos que me impulsiona a viajar sempre que posso.

viajar para a russia

Eu já tinha em meus planos conhecer a Rússia, país com a maior área territorial do mundo. Suas fronteiras ficam situadas ao leste europeu e ao norte da Ásia. Por isso, é muito comum ouvir falar que faz parte da Eurásia, já que está dividida entre os dois continentes.

Eu sempre tive muita curiosidade em conhecer um país com costumes  tão diferentes dos costumes do Brasil.

Quando soube que em 2018 a Rússia sediaria a Copa do Mundo eu decidi planejar minha viagem para lá. Eu teria a oportunidade de conhecer o país e ver pela primeira vez uma Copa do Mundo!

Apesar de não ser uma pessoa amante de futebol, eu tinha o desejo de presenciar o brilho desse gigantesco evento que reúne pessoas do mundo todo. Foi realmente uma experiência incrível, muito além das minhas expectativas.

copa mundo russia 2018 - portugal x espanha

No dia 15/06/2018 assisti a partida entre as seleções de Portugal 3 x 3 Espanha e foi muito emocionante sentir a energia e alegria de todo o estádio. Tive o privilégio e assistir uma partida recheada de gols e também ver de perto o Cristiano Ronaldo jogar, um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Foi sensacional!!!!

Por este motivo já está em meus planos assistir a um jogo da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo.

POR QUE VISITAR  A RÚSSIA?

porque viajar para a russia?

Achei muito interessante conhecer Moscou, uma capital moderna, que impressiona por seu porte e pela diversidade de atrativos. É uma cidade exótica que chega a ser mágica, com seus edifícios monumentais e história bastante peculiares, reunindo o luxo do imperialismo russo e os resquícios dos ideais soviéticos. E além disso, possui uma arquitetura contemporânea e  construções de estilo bizantino que são de tirar o fôlego.

Lembrando que brasileiros não precisam de visto para visitar a Rússia.

russia - uniao de estilos

MOEDA e IDIOMA LOCAL 

A moeda local é o Rublo e o idioma oficial é o Russo.

Nem sempre as pessoas falam inglês o que dificulta um pouco a comunicação. Aí vai na base da mímica mesmo….rsrsr

russia passeio barco

MEIO DE TRANSPORTE

Na minha opinião não é interessante alugar carro, já que a cidade tem um dos melhores sistemas de metrô do mundo, com mais de 300km de extensão, levando o turista a qualquer ponto de interesse,

Sem falar que a cidade é muito movimentada e tem um trânsito intenso.

Há também a opção de fazer um tour rapidinho com os famosos ônibus hop-on hop-off.

MELHOR ÉPOCA PARA IR

O inverno na Rússia (de dezembro a fevereiro) é muito rigoroso, portanto para quem não gosta muito de frio o ideal é ir no período da primavera (de março a maio) ou no verão (de junho a setembro).

Vale lembrar que no verão é alta temporada e tudo fica sempre mais caro. Em contrapartida você poderá aproveitar melhor a viagem e isso é um detalhe muito importante.

Na primavera também é uma boa opção, pois a cidade ganha um tom mais colorido e o ceú aberto favorece a visitação de parques e jardins.

O QUE FAZER NA RÚSSIA

Ha muito oquê se fazer e ver na Rússia, vou citar abaixo os lugares que conheci e gostei muito:

Catedral de São Basílio

É impossível não ficar admirado pela beleza da construção colorida, cheia de cúpulas em formato de gotas. A alegórica igreja ortodoxa cristã fica no coração da cidade, na Praça Vermelha, junto aos muros do Kremlin. É provavelmente a imagem mais conhecida da Rússia no exterior.

russia costumes diferentes brasil

Praça Vermelha:

Está localizada no coração de Moscou e, com certeza, é um dos lugares mais visitados da cidade, por este motivo o local está sempre repleto de turistas. É um dos “cartões-postais” da cidade.

Centro de Moscou

Fiquei admirado com o centro da cidade, especialmente com o prédio do Mercury City Tower que tem 338 metros de altura, são75 andares e foi construído entre os anos de 2006 a 2013.

A cidade é bem movimentada e possui muitos restaurantes, museus e muitos lugares para visitar.

Mausoléu de Lenin

Localizado na Praça Vermelha está o Mausoléu de Lenin, nele, é possível encontrar e visualizar o corpo embalsamado do líder da União Soviética, Lenin. Ele está do mesmo jeito desde sua morte.

GUM – Gosudarstvenny Universalny Magazin

É um shopping elitizado, com várias lojas de grife internacionais como Chanel, Gucci, Louis Vuitton, Cartier e outras O lindo prédio é feito de vidro e aço e fica muito bem localizado. É a mais antiga loja de departamento da cidade.

Klemlin

Trata-se de um complexo e um forte, que conta com quatro catedrais e cinco palácios, construído em 1147. A sua primeira versão era toda de madeira e foi ali que a cidade de Moscou começou.

Cidade de Sochi

Gostei muito de conhecer Sochi, uma cidade agradável entre o Mar Negro e as montanhas nevadas do Cáucaso. O clima é bem melhor que em Moscou e o lugar é conhecido como a “Riviera Russa”. A cidade é localizada no extremo sul da Rússia e ficou conhecida no Brasil ao sediar as Olimpíadas de Inverno em 2014, depois recebeu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018! É uma cidade bem grandinha, arborizada e também conta com vários hotéis, museus e monumentos que contam a história de antes e depois da União Soviética. Aprecie a comida típica russa e do leste europeu em um de seus mimosos restaurantes!

CURIOSIDADES

– O Teatro Bolshoi, localizado em Moscou, é uma das escolas de balé mais famosas do mundo;

– As estações de metrô na cidade são absurdamente profundas! Algumas delas alcançam cerca de 85 metros abaixo da terra;

– A Igreja Ortodoxa segue o calendário juliano, atrasado 13 dias em relação ao gregoriano. Por isso, o Natal na Rússia é celebrado em 7 de janeiro;

– Religiões tradicionais da Rússia: Igreja Ortodoxa Russa, o Islã, o Budismo(principalmente lamaísta) e Judaísmo;

– Na região norte da Rússia a média das temperaturas anuais é de -21°C;

– Avoltagem das tomadas da Rússia é de 220 volts. O formato é o “tipo C”, com dois pinos redondos – Leve seu adaptador.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conhecer a Rússia foi uma experiência muito interessante, como sempre aprendi bastante e levarei comigo cada momento naquele país que tem uma cultura bem diferente da nossa.

Quando possível, ou se mudar os destinos de suas viagens, vá para lugares com costumes e culturas diferentes daqueles onde você costuma ir….tenho certeza que você não irá se arrepender!

Até o próximo destino!


instagram

Marinho pelo Mundo - Instagram Siga no Instagram