MINHA EXPERIÊNCIA EM MILÃO
Olá viajantes!
Eu sempre fui fascinado pela Itália. É um país que me encanta pela beleza, culinária, idioma, cultura e história de uma forma em geral.
Conhecer Milão já estava em meus planos há muito tempo e em dezembro de 2019 eu tive o privilégio de conhecer esta cidade maravilhosa.
A viagem foi muito especial e pra completar minha felicidade eu pude levar minha mãe e meu companheiro comigo!
SOBRE O LUGAR
Localizada no sul da Europa, a ITÁLIA faz limite com a França, Eslovênia, Austria e Suiça. O país é dividido em 20 regiões, dentre elas está a LOMBARDIA, uma das mais ricas e povoadas da Itália.
MILÃO é a capital da região da Lombardia e é a segunda maior cidade por número de habitantes do país (a primeira é Roma).
Milão é uma cidade muito linda e tem diversas atrações que vão muito além dos relativos à moda.
A cidade conta com paisagens belíssimas, museus, igrejas preservadas, restaurantes e bares badalados.
Milão atrai turistas do mundo todo que vão a cidade para ir às compras ou para participar de eventos de moda. A cidade é a sede de importantes marcas italianas como Gucci, Armani, Dolce & Gabbana e Versace.
A VIAGEM
Para nos deslocarmos para o aeroporto JFKcontarmos com a @FlyBlade . O serviço é fantástico e rápido, além de podermos apreciar a vista maravilhosa de Nova York.
Para quem não conhece, a @Flyblade oferece transfer para todos os aeroportos de Nova York com segurança, rapidez e grande estilo.
O nosso voo teve escala em Madrid com duração aproximada de 7 horas.
Depois até Milão foram mais 2 horas de voo.
IDIOMA
O idioma é o italiano, porém o país conta com mais de 11.000 dialetos.
Saber falar inglês sempre ajuda, principalmente em cidades maiores como Roma ou Milão.
MOEDA LOCAL
A moeda é o Euro, assim como em quase todos países da Europa.
Sempre é aconselhável levar “papel moeda” não contando somente com o cartão de crédito.
COMO SE LOCOMOVER
Você pode optar por utilizar o metro, ônibus, taxi, tem também uma espécie de bonde e você pode até mesmo alugar uma bicicleta.
Observei que não existe o UberX , o mais básico é o Black
HOSPEDAGEM
Em Milão ficamos hospedados no Ibis Milano Centro, é um hotel bem localizado (no centro da cidade) com boa tarifa além de ser próximo ao metro e trem.
A vantagem em ficar em um hotel “de rede” é que você sabe com antecedência qual o padrão de serviços que você irá encontrar.
RESTAURANTES
Recomendo os seguintes restaurantes em Milão, todos tem um ambiente aconchegante e comida muito gostosa:
Barmare L’Autro @barmarelaltro
Osteria Milano @osteriamilano
Jumping @Jumping
O QUE VOCÊ NAO PODE DEIXAR DE VER EM MILÃO:
Catedral de Milão (Duomo di Milano em italiano) é o símbolo da cidade e está localizado na Piazza del Duomo. Esta magnífica igreja de arquitetura gótica é formada por grandes painéis de mármore escuro, possui colunas e estátuas que alcançam o teto. Entre as colunas estão suspensas grandes imagens que representam cenas religiosas. Outro elemento impressionante são os belos vitrais e a estátua do Apóstolo Bartolomeu.
Na minha opinião, é o melhor ponto de partida para suas visitas em Milão.
Galleria Vittorio Emanuele: A galeria foi inaugurada em 1887 e possui as maiores lojas de grife da cidade.
Sua cúpula está a 47 metros do chão e possui 39 metros de diâmetro. O chão é decorado com mosaicos com os signos do zodíaco.
Visitar a Galleria Vittorio Emanuelle é um passeio imperdível na capital da moda.
Navigli: (em italiano, significa canais) Conjunto de canais artificiais. Começou a ser construído no século XII e era utilizado no transporte de diversos produtos.Possui quase 50 quilômetros de comprimento.
O melhor horário para ir ao local é no final do dia, quando as luzes refletem no canal dando um ar romântico e acolhedor.
LAGO DE COMO e BRUNATE: Vale muito à pena fazer o passeio de trem até o Lago de Como e também conhecer o povoado de Brunate.
O visual do Como é deslumbrante, por isso é considerado uma das mais lindas vistas da Lombardia. O lago tem tons de azul, a água é cristalina e é rodeado por montanhas e florestas.
De Milão até Como você pode ir de carro ou de trem.
Nós fomos de trem e a viagem demora em torno de 1 hora. É muito agradável, sem falar que o paisagem é maravilhosa!
BOSCO VERTICALE: O projetofoi inaugurado em outubro de 2014, e é uma verdadeira floresta vertical. É composto de dois prédios residenciais, um de 76m e outro de 110m de altura, cobertos com mais de 800 árvores, 4.500 arbustos e 15.000 plantas distribuídas de acordo com a exposição das varandas ao sol.
TURIM: A distância entre Milão e Turim é de 140Km, aproximadamente 55 minutos de trem. Vale a pena tirar pelo menos 1 dia para conhecer Turim, que é uma cidade muito charmosa e aconchegante. O valor da passagem foi 25 Euros ida e volta.
CURIOSIDADES✓ É conhecida como a “Capital da Moda”.✓ Possui 2 equipes de futebol importante da Itália: O Milan e o Inter✓ É a segunda cidade mais populosa da Itália;✓ Possui muitos monumentos únicos, como por exemplo a Ultima Ceia de Leonardo da Vinci;
Considerações finais:
Enfim, conhecer Milão foi a realização de mais um sonho. A viagem deixou aquele “gostinho de quero mais”!!!
Pretendo programar o retorno no período da “Semana da Moda” que acontece anualmente.
Se você, assim como eu, aprecia arte, gastronomia, moda…..não deixe de visitar este lugar fantástico.
…até a próxima.
Texto: Mário Silva
Colaboração: Rosilane da Rocha Silva