TÓQUIO E KYOTO – JAPÃO
Olá Viajantes!!!
Ir ao Japão é como se eu estivesse ido a outro mundo. Um lugar totalmente diferente do que estamos acostumados, a começar pela escrita, pela cultura, pelo estilo de vida. É estranho chegar em um local onde não entendemos nem as placas, mas não deixa de ser divertido.Tenho várias histórias de amigos que já trocaram vinagre por óleo ou hidratante por condicionador por não saberem ler em japonês. E realmente é bem fácil a gente se confundir com as coisas por lá.
Minha viagem começou com um upgrade da classe econômica para a executiva da AA usando 25.000 milhas + $350,00. Quem puder, faça, que valerá muito a pena. Você viajará mais confortável e chegará menos cansado ao destino.
A Terra do Sol Nascente, dos Samurais, dos Templos…
Falar sobre o Japão é falar sobre pessoas conscientes, educadas e que pensam no bem comum.
Com a capital em Tóquio, o Japão é um arquipélago com mais de 6 mil ilhas, que fica no Oceano Pacífico. É a terceira maior economia do mundo, com maior expectativa de vida e de alto padrão.
Adorei conhecer esse país tão diferente e acolhedor onde tudo funciona.
Roteiro de Viagem
Como Chegar?
Não há voos diretos para o Japão partindo do Brasil, por isso é preciso fazer pelo menos uma conexão via Europa, África ou América do Norte. No meu caso fiz NY/LA/Tóquio.
Moeda Local
A moeda oficial é iene e o ideal é que se tenha essa moeda, pois não são todos os lugares que aceitam dólares ou euros.
Meios de Transporte
Trem + Metrô – a melhor forma de conhecer o Japão é de trem (principal linha JR) e metrô. Como o valor depende da distância, isso pode confundir na hora de comprar as passagens, mas com os cartões pré pagos você não precisa se preocupar quanto custa cada trajeto.
Táxis – são caros, e a maioria dos japoneses não falam inglês, por isso se tiver que pegar um táxi, use o celular para te ajudar. Os táxis são limpos e as portas abrem e fecham sozinhas.
Ônibus – são pontuais, mas perdem espaços para os trens e metrôs em cidades grandes como Tóquio, por causa do trânsito. Precisam ser pagos com moedas e não dão troco, por isso é necessária a quantia exata.
Hospedagem
Em Tóquio
O Japão não é um país barato, por isso tenha em mente que desde a passagem até os hotéis você terá que desembolsar um bom dinheiro. Em Tóquio o ideal é ficar em hotéis perto das estações para que você possa se locomover melhor. Os quartos são pequenos e nem sempre confortáveis, mas há as opções mais caras e confortáveis também.
Ótimas opções de hospedagem são em Shibuya, Shinjuku ou próximo da Tokyo Station.
Em Shibuya há hotéis como:
Shibuya Stream Excel Hotel Tokyu
Um hotel 4 estrelas, amplo, bem limpo próximo aos restaurantes e estações com ótimo café da manhã.
Cerulean Tower Tokyu Hotel
Com excelente localização, ótimas instalações e ambiente moderno, esse hotel possui um bar na cobertura.
Em Shinjuku há muitas lojas, shoppings e restaurantes, por isso ficar ali é ótimo para se fazer tudo a pé. Além da vida noturna ser bem agitada.
Daiwa Roynet Hotel Nishi-Shinjuku
Hotel novo, com ótima localização e pessoal atencioso sempre dispostos a ajudar.
Em Kyoto
RIHGA Royal Hotel Kyoto
Próximo a estação e a vários templos com quartos confortáveis e piscina climatizada.
Melhor época para ir
Qualquer época do ano é bom de se conhecer o Japão. Lá as estações são bem definidas e tudo dependerá do seu momento. Primavera e outono são ótimos para se aproveitar bem, já que não estará tão frio e nem tão quente como no inverno e verão.
O que fazer?
Tóquio
Há tanta coisa para se fazer em Tóquio que colocar só alguns é até pecado, mas isso vai depender do gosto de cada um. Cidade moderna, cheio de vida dia e noite. Abaixo coloquei algumas das coisas que você pode conhecer e com certeza não irá se arrepender.
- Explore a cidade – vá à Shibuya, um dos bairros mais movimentados de Tóquio. Lá é possível fazer compras, comer em bons restaurantes, além de abrigar o maior cruzamento do mundo e a estátua do cachorro Hachiko. Uma loucura no horário de pico.
- Meiji Jingu Shrine – um dos maiores santuários xintoístas de Tokyo, que fica dentro do Parque Yoyogi, um grande parque com área verde bem no centro de Shibuya.
- Roppongi – há muitos estrangeiros e está rodeados de bares e casas noturnas.
- Senso-ji – localizado em Asakusa, é um dos mais populares templos de Tóquio e por isso muito visitado.
- Tokyo National Museum – um dos mais importantes museus do Japão, fica dentro do Ueno Park.
- Tokyo Disneyland – o primeiro parque da rede Disney for a dos Estados Unidos.
- Palácio Imperial de Tokyo – é a residência oficial da família imperial japonesa.
- Akihabara – paraíso para os loucos em eletrônicos. Há centenas de lojas por lá.
Kyoto
É uma cidade encantadora, cheia de templos, de histórias e casas de madeiras tradicionais.
- Kinkaku-Ji Temple – conhecido também como o Templo de Ouro ou Pavilhão Dourado, é famoso por ser todo revestido de ouro. Maravilhoso e único.
- Fushimi Inari-Taisha – santuário xintoísta com mais de 2000 toris (portal vermelho). É um templo dedicado ao Deus Inari, o Deus Shintoista do arroz.
- Kyomizu Dera – o templo fica em uma montanha e tem uma enorme varanda onde você pode ver uma linda paisagem da cidade.
- Gion – distrito das gueixas, das casas de chás e dos maravilhosos restaurantes.
- Central Kyoto – centro moderno com algumas atrações bem antigas. É onde fica o centro comercial com as principais lojas e ruas.
Seja em Tóquio, Kyoto ou qualquer outro lugar do Japão, há coisas que você precisa fazer estando lá, como:
- Yakitori – São os pequenos restaurantes que vendem principalmente frango no espeto acompanhados de bebidas alcóolicas durante à noite.
- Yakiniko – São os restaurantes que grelham as carnes na própria mesa e na hora. Tudo bem fresquinho e delicioso.
- Pachinko – São locais onde há jogos de azar praticados em máquinas, de fácil acesso e muito comum em todo canto do Japão.
- Hyakuen – Famosas lojas de 100 ienes que tem de tudo e há várias em todo Japão.
- Templos – o Japão tem aproximadamente 177 mil templos em todo território e alguns com mais de 1200 anos. Então onde quer que você vá há sempre um templo que você pode e deve conhecer.
- Round one – é uma rede de loja de entretenimento que você encontra boliche, karaoke, vídeo games, patins, touro mecânico, tiro ao alvo, bilhar, ping pong, pula pula, piscina de bolinhas, frisbee, golfe, basquete, tênis, vôlei, scooter e alguns até pista de gelo e muito mais tudo em único lugar. O bom é que você pode pagar uma única taxa e participar de vários jogos.
- Onsen – são os banhos em águas termais, porém há várias regras a serem seguidas como: tomar banho antes de entrar nas onsens, entrar totalmente nu, homens e mulheres entram em lugares separados, tatuagens são proibidas. Banhar-se nos onsens é parte grande da cultura japonesa.
- Shinkansen – os famosos trem-balas, são precisos e seguros, além de confortáveis, capazes de operar em velocidades de até 320km/h, indo de Tóquio a Osaka (504 Km) em menos de 2 horas.
- Ramen – com mais de 80.000 restaurantes de macarrão instantâneo em todo Japão. Altamente consumido pelos japoneses virou prato tradicional. Vale a pena experimentar.
Curiosidades
- Não use sapatos dentro de casas, templos e até alguns restaurantes – na maioria dos locais há um degrau onde vc retira e deixa seus sapatos. É super higiênico, uma vez que toda sujeira da rua não passa da porta.
- Máquinas e mais máquinas – há máquinas de tudo o que você possa imaginar nas ruas, bebidas, comidas, máquinas fotográficas, cigarros. E o melhor, todas intactas, sem vandalismo.
- Não dê gorjetas – é considerado um insulto.
- Não fique sem camiseta nas ruas – os japoneses acham falta de respeito.
- Melancias quadradas – os japoneses inventaram essas melancias para facilitar o transporte e existem há mais de 30 anos.
- Há mais de 70 sabores de Fanta – e há vários sabores de Kit Kat também.
- Cervejas em Braille – As latas de cerveja vêm com informações em Braille para que as pessoas com deficiências visuais não tomem álcool sem querer.
- Privadas Modernas – nos banheiros mais tradicionais ainda é possível encontrar as famosas “motoquinhas”, que são aquelas privadas no chão, a qual não precisa encostar em nada e que apesar de evitadas por muitos ocidentais, ela é bem higiênica, porém a privadas da vez são aquelas com assento que esquenta, jatos de água, ventilador nos pés, música, Bluetooth, solta perfume e até levanta e abaixa a tampa sozinha. Sim, há de todos os tipos e para todos os gostos.
O Japão é um país encantador e fascinante, moderno, rico em cultura, história e principalmente em educação e respeito. Um país onde as pessoas gostam de colaborar, de dar o seu melhor e com isso o país só cresce. Sua história misturada ao que há de mais moderno criam um ambiente diferente, misterioso que faz com que você queira conhecer cada vez mais, principalmente quando andamos pelos templos, castelos e quando conhecemos a história dos imperadores e grandes guerreiros. Os pequenos detalhes, as gritantes diferenças faz desse país único e cheio de mistérios. Adorei mais essa experiência.
…até a próxima.
Texto: Mário Silva
Colaboração: Thaís Mathias Katayama Guardalini