VÁRIOS MOTIVOS PARA CONHECER A ISLÂNDIA!
A Islândia, conhecida como a “Terra do gelo e do fogo”, é a 2ª maior ilha do Continente Europeu. É um lugar extremamente preservado e com belíssimos atrativos naturais.
Se você está pensando em fazer uma viagem diferente, ver lugares de beleza indescritível, garanto não irá se arrepender de programar sua viagem para este lugar que possui características únicas.
Lembrando que a temperatura local normalmente é baixa, com forte presença de neve. Vale a pena se programar, levar roupas adequadas e curtir a beleza estonteante do lugar.
No inverno, praticamente não existe luz – são apenas 4 horas de dia – e no verão, não existe noite. Março é a melhor época para visitar o país, já que existe luz até as 20:00 horas e os preços ainda não foram dobrados por causa do verão (alta temporada).
Para chegar até a ilha o mais indicado é pegar voo a partir da Europa. Para quem sai do Brasil, as cidades mais indicadas para a conexão são Paris, Amsterdã e Londres.
Brasileiros não precisam de visto nem certificado de febre amarela para visitar a Islândia. Apenas passaporte com validade de seis meses.
Abaixo vou listar o que você não pode perder!
1) AURORA BOREAL: Ver este fenômeno da natureza é surreal, não consigo encontrar palavras para descrever tamanha beleza. A melhor época para admirar a aurora boreal é entre o final de setembro e o início de março, que correspondem ao outono e inverno no hemisfério Norte. Para certificar que você não irá perder o fenômeno você pode contratar os serviços de guias, pois eles sabem informar o horario e local certo para voce acompanhar tudo certinho. Lembrando que é preciso paciência e roupas adequadas para não passer aperto, pois será preciso esperar o “tempo que a natureza” irá se manifestar.
2) REYKJAVIK: É a capital da Islândia, um lugar aconchegante e cheia de casas coloridas, as pessoas são educadas e falam inglês perfeitamente. Praticamente todas as atrações turísticas, bares, museus, igrejas, ficam na área central. A cidade é cercada pelo mar e andar pela baía é muito agradável. Neste local encontra-se uma escultura que eu gostei muito “Sun Voyager”. Uma criação feita de aço, para lembrar um barco viking.
3) CACHOEIRAS: O país possui majestosas quedas d’ água que são rodeadas por cenários inacreditáveis. As cachoeiras estão entre geleiras e vulcões, e você não pode deixar de visitar, pois são rodeadas por paisagens de tirar o fôlego. As águas dessas cachoeiras são límpidas e cristalinas. É, sem dúvida nenhuma, é uma experiência inesquecível.
Principais cachoeiras da Islândia:
Gullfoss: É a cachoeira mais famosa da Islândia, também chamada de Cachoeira Dourada por causa do tom dourado que ganha ao entardecer no verão. São três quedas d’água juntas e é considerada a maior cachoeira da Europa em volume d’água.
Seljalandsfoss: Linda cachoeira onde a queda d’água cai formando uma caverna que é possível caminhar e atravessá-la de um lado a outro.
Skógafoss: É a cachoeira que mais apareceu em filmes e séries. Ela realmente impressiona. Existe uma escada que leva até o topo para quem deseja chegar pertinho das quedas.
Svartifoss: Ela está localizada dentro do Parque Nacional de Skaftafell e suas colunas hexagonais de basalto são consideradas as mais pitorescas encontradas no país.
Bruarfoss: A cachoeira mais azul da Islândia, porém é de “difícil” acesso por isso não é um ponto muito procurado pelos visitantes. Apesar da dificuldade de acesso, o esforço para conhecé-la é válido, pois a cachoeira é simplesmente fantástica por conta de suas águas de cor azulada. O visual é bem diferente de todas as outras cachoeiras da Islândia.
4) PRAIA DE AREIA PRETA: É um dos principais pontos turísticos para quem está viajando pelo sul da Islândia. Não é uma praia para banho, mas sim para apreciar suas maravilhosas esculturas naturais e paisagens espetaculares. A areia é preta e muito fina, achei incrível.
5) BLUE LAGOON: Poder curtir um banho em águas quentes (em torno de 40graus) mesmo estando em um país tão frio é realmente uma experiência inesquecível. Além de relaxante, a concentração de algas e sais minerais é eficiente no combate ao envelhecimento e no tratamento de doenças de pele. O banho nas águas termáis é uma das atrações mais famosas da Islândia.
6) DAKOTA WRECK: Neste lugar você vai encontrar a carcaça de um avião caído . Está localizados na praia de areias negras de Sólheimasandur desde 1973. É um cenário exótico, porém de difícil acesso. Para chegar no lugar é preciso uma longa caminhada na neve. andando em uma trilha de aproximadamente 3 km de ida (lembre-se da volta) enfrentando neve, frio e o vento cortante da Islândia. Se você gosta de aventura, tem muita disposição, vale a pena o esforço.
7) VIK: É um lugarejo e charmoso e aconchegante no sul da Islândia que merece a sua atenção. Possui uma pequena igreja e a praia de areia preta chamada Reynisfjara Black Sand Beach. Vale muito a pena conhecer este lugar com seus cenários exóticos.
Neste roteiro temos uma variedade de atrações: aurora boreal, cachoeiras maravilhosas, vulcões dos mais imponentes, sol da meia noite, enormes cavernas subterrâneas de gelo em expansão, relaxantes banhos de piscinas termais, praias de areia negra tudo isso aliado a baixas temperaturas.
Sinceramente é até difícil enumerar todas as razões para visitar este lugar tão diferente de tantos outros que já visitei. Lá a natureza mostra toda a sua força, beleza e poder.
Portanto, faça a sua programação e aproveite todas as maravilhas que este incrível lugar oferece.
Eu visitei a ISLANDIA em Novembro/2018 e com certeza pretendo voltar novamente.!
Até o próximo destino pessoal!
Texto: Mário Silva
Colaboração: Rosilane Silva